Técnicas de pintura e customização - Preparação e Aplicação do Fundo

Caros ferreomodelistas, boa noite!

            Neste vídeo abaixo abordaremos a importância e a maneira de diluir e preparar a tinta de fundo ou base para a peça em latão. Isto garantirá uma cobertura da peça e igualar os tons das tintas que foram aplicadas acima desta.

            Este processo é feito em cerca de 1 a 2 horas. Deve-se fazer a diluição correta entre a tinta, catalisador e thinner. A tina usada é com base de Poliuretano, mais conhecia como tinta PU, de coloração denominada preto Cadilac. Após a mistura, a verificação da pressão do compressor e a utilização do aerógrafo são muito importantes para garantir uma pintura uniforme e lisa.  Você deve aplicar a tinta de forma uniforme, sempre deixando seu braço esticado no uso do aerógrafo.

            As várias mãos servem para verificar o nível de acabamento e preenchimento. Após duas mãos principais, recomenda-se a secagem completa por 24 horas. Isso deixa a pintura mais firme e evita descascamento ou estouros.

            O nosso pintor e modelista Anderson Rodrigues Mascarini comentará de forma clara os processos. O modelo utilizado é uma carcaça da locomotiva loba na escala feita em latão por Segis & Mascarini.

Grande abraço!

Atenciosamente,