TÉCNICAS DE PINTURA E CUSTOMIZAÇÃO - Empapelamento Inicial

Caros ferreomodelistas, bom dia!

            Neste vídeo abordaremos a importância e a maneira da empapelamento da peça. Para este processo deve ter algumas ferramentas, além de um bom espaço para manuseio e boas fotos para observação do estilo das faixas que será retratado.

           No processo, você deve aplicar três faixas de fita adevisa do tipo crepe sobre uma superfície de vidro liso. Estas camadas facilitam o trabalho para produção de várias faixas.  As extremidades das camadas são fixadas com fita microporo, que consegue prendê-las e garante maior segurança no momento do corte.

            Para fazer uma reprodução fiel à pintura real, faça a medida das faixas e transforme para a escala. Utilize paquímetro e régua nesta fase. Sempre faça corte e aplicações leves, a fim de não estragar a pintura feita anteriormente. As angulações e desenhos devem ser feitos fielmente, tenha calma e paciência no processo.

            Focaremos na preparação do material e aplicação das faixas laterais e frontais neste vídeo. O tempo total de processo vai de 1 a 2h, dependendo do tipo de pintura e modelo. As dicas apresentadas podem ser utilizadas em qualquer tipo de modelo, não apenas os feitos em latão.

            O nosso pintor e modelista Anderson Rodrigues Mascarini comentará de forma clara os processos. O modelo utilizado é uma carcaça da locomotiva loba na escala HO feita em latão por Segis & Mascarini.

            Qualquer dúvida ou esclarecimento, por favor, estamos á sua disposição!

            Grande Abraço!