TÉCNICAS DE PINTURA E CUSTOMIZAÇÃO - Aplicação da 1ª camada de tinta

Caros ferreomodelistas, boa noite!

            Neste vídeo abaixo abordaremos a importância e a maneira de diluir e preparar a 1ª tinta a ser aplicada na peça em latão, após a sua tinta de base. Isto garantirá uma cobertura da peça com a cor inicial para uma pintura de vários tons.

            Este processo é feito em cerca de 1 a 2 horas. Deve-se fazer a diluição correta entre a tinta e o thinner. A tinta usada é Laca Nitrocelulose, mais conhecia como tinta DUCO, de coloração denominada Gelo. Após a mistura com o thinner, deve se fazer a verificação da pressão do compressor e a utilização do aerógrafo para garantir uma pintura uniforme e lisa. Você deve aplicar a tinta de forma uniforme, sempre deixando seu braço esticado, fazendo movimentos cruzados. As áreas com maior detalhamento devem ser pintadas com mais calma e leveza. Na regulagem do aerógrafo, faça o teste fora da peça, para que não gere uma mancha ou borrão de tinta.

            As várias mãos servem para verificar o nível de acabamento e preenchimento. Após três mãos principais, recomenda-se a secagem completa por 24 horas. Isso deixa a pintura mais firme e evita descascamento ou estouros. Neste processo, cada mão posterior de tinta, acrescentará mais thinner para dar o acabamento na peça. O tempo de secagem entre as mãos de tinta é cerca de 20 a 30 min.

            O nosso pintor e modelista Anderson Rodrigues Mascarini comentará de forma clara os processos. O modelo utilizado é uma carcaça da locomotiva loba na escala feita em latão por Segis & Mascarini.

Grande Abraço!

Atenciosamente,